Deixe a sua casa mais quentinha no inverno!

O inverno é a estação do ano ideal para estarmos num ambiente aconchegado e cobertos por mantas quentinhas, em boa companhia e com uma taça de vinho a acompanhar. A Eu Lisboa Magazine em parceria com a habitissimo traz-lhe 7 dicas para tornar a sua casa num refúgio confortável e quentinho no inverno, para que possa desfrutar ao máximo do seu lar!

Piso e móveis em madeira

A madeira é o material número um no que diz respeito ao aquecimento de uma casa, já que colabora para o isolamento térmico da mesma, mantém o seu lar quente em dias que esteja mais frio, e é ao mesmo tempo altamente decorativa pois combina bem com qualquer cor e estilo. Pode usar a madeira não só no piso da casa como também em móveis, como mesas e estantes. Para um toque ainda mais diferente, poderá usar a madeira numa parede, criando um elemento decorativo que trará mais aconchego à casa.

Uma lareira em casa

Nesta época do ano, uma lareira sabe sempre bem, já que com ela podemos aquecer o ambiente da casa de uma forma mais rápida, dando ao mesmo tempo uma sensação de conforto extra. Ter uma lareira hoje em dia não é algo impossível, existindo inúmeros modelos possíveis, desde as tradicionais lareiras a lenha até aos recuperadores de calor e lareiras elétricas ou a gás, que podem ser facilmente colocadas tanto numa moradia como num apartamento!

Pisos aquecidos

Ter um piso aquecido é cada vez mais comum nas casas, popularizando-se cada vez mais no nosso país em construções mais recentes. Este aquecimento funciona de uma forma simples, através de cabos calefatores que são colocados por baixo do piso e que, quando são ligados, irradiam calor através do chão. Pode controlar a temperatura grau a grau, através de um termostato analógico ou digital.

Use tapetes para aquecer

Este é um daqueles truques muito simples e rápido para conseguir aquecer a casa durante o inverno, principalmente se os usar sobre pisos em cerâmica, que são mais frios. Para além de embelezarem e  ajudarem a demarcar o espaço, os tapetes são ideais para manter o calor nos seus pés. Poderá escolher uma versão mais felpuda ou uma mais leve, já que ambas são excelentes para a função!

Aposte nas cortinas

Estas também são uma boa solução para manter a casa mais quente durante o inverno, podendo atuar de duas formas: aumentando a sensação de aconchego de um local, ou criando uma verdadeira barreira física que impede que o frio que entra pelas janelas se espalhe pela casa. Se apenas pretende aumentar a sensação de conforto, qualquer tipo de cortina serve mesmo sendo leve e transparente. Para que as cortinas atuem como barreira contra o frio, invista em materiais mais grossos, pesados e opacos.

Janelas com proteção dupla

Trocar as janelas da sua casa pode ser uma boa opção, caso o seu lar se torne muito frio durante o inverno. As janelas estão diretamente ligadas ao isolamento térmico, no entanto, a sua eficácia pode ser diminuída pela existência de pequenas frechas. Caso se encontre nesta situação, considere trocar as janelas, dando preferência a vidros duplos, para aumentar a eficiência energética da casa. Pode também escolher vidros de baixa emissividade, já que estes têm uma fina camada de metal que vai dificultar a passagem de temperaturas de um ambiente para outro.

Use o ar condicionado para aquecer

Caso esteja a pensar comprar um aparelho de ar condicionado, preste atenção e veja se o modelo que pretende tem a opção de aquecer. Embora muita gente pense que este aparelho apenas serve para refrescar a casa, existem muitas versões que também aquecem o ambiente, deixando a sua casa mais confortável durante o inverno. Assim, um destes modelos de ar condicionado é um investimento que vale a pena, já que pode ser usado tanto no inverno como no verão.

Esperamos que estas ideias o tenham inspirado e o ajudem a manter a sua casa mais quente e confortável durante os restantes meses de frio!

Conteúdo produzido em parceria com a Habitissimo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.