Tradições Pascais

A Páscoa está a aproximar-se, são muitas as tradições vivenciadas pelo mundo fora, algumas são comuns a muitos países, enquanto outras são um pouco mais peculiares e, por tanto, decidimos mostrar-lhe algumas delas.

Portugal

As principais comemorações de Páscoa em Portugal começam na sexta-feira Santa, quando bonecos de palha (que representam Judas) são enforcados e queimados em grandes fogueiras por todo o país.
Muitos países latino-americanos também compartilham esta mesma tradição, como o México, Venezuela, Uruguai e o Brasil.
No entanto, muito antes  da sexta feira santa já todos sentem o espírito pascal e costumam comer ovos de chocolate e amêndoas.

Ana Alexandre

França

Em França, mais concretamente na cidade de Haux, uma das tradições pascais reúne chefes que preparam uma omelete gigante, essa omelete é feita na praça central onde todas as pessoas podem observar, após a sua confeção é distribuída por todos os habitantes. Estima-se que sejam necessários cerca de 15 mil ovos.
Esta tradição existe há pelo menos três décadas e julga-se ter sido criada por Napoleão, que foi um militar, líder político e imperador de França.

Roménia

Na Roménia, a Páscoa é um período cheio de costumes e tradições, por isso mesmo durante a semana de Páscoa os romenos decoram pequenos ovos, com uma variedade de cores e detalhes do outro mundo, representam geralmente símbolos religiosos ou o design de mosaicos.

Inglaterra

Em Inglaterra existem diferentes maneiras de comemorar a Páscoa, para além da famosa caça aos ovos (de chocolate) em jardins públicos ou em casa, também é comum na segunda feira (Easter Monday), comer-se o chamado Hot Cross Buns, que são uns pães doces feitos com passas, normalmente também são organizadas pequena festas entre família.

Alemanha

A Páscoa é comemorada ao mesmo tempo em que chega a primavera, e por isso, a tradição consiste em decorar as árvores com ovos de galinha coloridos. É retirado o interior do ovo através de um pequeno furo e depois são decorados de várias maneiras, cada um dá azos à sua imaginação.

G1

Finlândia

A Páscoa finlandesa é um pouco idêntica ao Halloween norte-americano, pois as crianças vestem-se com roupas típicas como se estivessem mascaradas e saem para as ruas a pedir doces aos seus vizinhos.

PANROT45

São incríveis as diferenças de tradições de país para país.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.