Aldeias de Portugal

São muitas as aldeias espalhadas pelo nosso país, no entanto, existem algumas que não pode perder a oportunidade de visitar pelo menos uma vez na vida, garantimos que será uma visita muito enriquecedora em termos históricos e culturais.

Piódão

ldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como a “Aldeia Histórica de Portugal”. Situa-se no centro do País, na encosta da bonita Serra do Açor, no concelho de Arganil. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira azul, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro. É frequentemente apelidada por muitos de “Aldeia Presépio”, devido à disposição das casas. São diversos os locais a visitar em Piódão, destacando-se o Núcleo Museológico, a Capela de S. Pedro, a Eira e o conjunto de habitações de xisto.

Castelo Rodrigo

Localizada no distrito da Guarda, Castelo Rodrigo é uma aldeia histórica que soube preservar a sua arquitetura medieval. Foi conquistada aos mouros, no século XI pelo Reino de Leão e tornou-se definitivamente parte do território português no ano de 1297 pelo tratado de Alcanizes.
A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é, no seu todo, um autêntico espaço monumental. Entre os monumentos que acrescentam valor ao património histórico são de destacar as velhas Muralhas, as Ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a Igreja Matriz e a Cisterna Medieval. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede de concelho.

Santa Susana

Santa Susana é uma aldeia localizada em Alcácer do Sal com arquitetura tipicamente alentejana, destaca-se pela presença de casinhas de rés-do-chão, todas caiadas de branco com barra azul e grandes chaminés. Em média são pintadas de dois em dois anos, pelos próprios moradores. Até aquelas que não estão habitadas são pintadas pelos vizinhos, que têm orgulho nesta aldeia modelo da região. É uma aldeia pequena, só tem seis ruas e nenhum tipo de comércio. Sempre que os moradores precisam de comprar alguma coisa, têm de se deslocar até Alcácer do Sal. No entanto, apesar de pequena, é uma aldeia das aldeias mais bem preservadas e bonitas do país.

Monsanto

Considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal em 1938, Monsanto localiza-se no concelho de Idanha-a-Nova. Esta fantástica aldeia, construída entre penhascos e em perfeita harmonia com o meio envolvente, cativa quem a visita pela sua originalidade. Já foi motivo de reportagem de várias revistas internacionais e recebe turistas de todo o mundo, para visitar alguns locais de interesse como o Castelo e muralhas, a Capela de S. Miguel e a Torre do Relógio.

Esperamos que a oportunidade de visitar estas aldeias assim como muitas outras surja, para que possa comprovar a beleza inigualável que existe nas aldeias de Portugal, mesmo nas mais remotas.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.