As Melhores Praias Fluviais

Dizem por aí que as temperaturas vão aumentar, e assim sendo a maioria das pessoas procura um bom local para se refrescar, em opção às praias com areia para quem não aprecia, existem as praias fluviais, pequenos paraísos de água doce no meio da natureza, são muitas as praias que poderá encontrar de norte a sul do país, deixamos-lhe algumas sugestões.

 Norte

Praia Fluvial do Azibo

A Praia do Azibo é uma praia fluvial que fica situada nas margens da Barragem do Azibo e a cerca de 40 km’s de Bragança.
Localizada em Macedo de Cavaleiros, é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa, é aquela que há mais anos consecutivos tem Bandeira Azul (praia limpa), constando assim nas listas europeias de melhores locais culturais e turísticos. É classificada como a “praia para todos” e “praia acessível”, por contar com uma infraestrutura de acesso a pessoas portadoras de deficiência. A praia dispõe ainda de diversas atividades de diversão náutica que animará com certeza o seu dia.

Praia Fluvial Selvagem Fisgas de Ermelo

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos.
Situada em Mondim de Basto, é uma das maiores quedas de água da Europa, formando lagoas que são o paraíso dos banhistas. O Rio Olo foi escavando a rocha e criou pequenas lagoas de água límpida e fresca que são procuradas por muitos nos meses de verão.
Por lá não existe areia, relva ou terra. As toalhas estendem-se pelas pedras duras que servem também de pranchas para os banhistas se atirarem à água. Esta praia é uma verdadeira criação da natureza.

Centro

Praia Fluvial de Cardigos

A Praia Fluvial de Cardigos, situa-se num vale a 5 minutos da freguesia de Cardigos, na estrada que vai de Cardigos até aos Vales, no concelho de Mação, distrito de Santarém.
A praia possui churrasqueiras próprias, um espaçoso parque de merendas, um bar de apoio, WC e uma agradável zona de descanso.
Existe zona de relvado muito convidativa com espreguiçadeiras e toldos de palha.
A praia de Cardigos para as pessoas que não apreciam praias fluviais pelo facto de muitas das vezes não conseguirem observar o fundo é uma boa opção, porque embora a água venha diretamente de uma nascente foi construída uma piscina para onde essa água se direciona e onde todos se banham.

Praia Fluvial de Loriga

Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é perfeita para os amantes da natureza.
É a única praia portuguesa situada num vale glaciário com águas puras e cristalinas, muito procuradas e apreciadas por banhistas. É importante referir também que esta praia foi uma das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais.

Sul

Praia Fluvial de Monsaraz

A praia fluvial de Monsaraz fica situada no Centro Náutico de Monsaraz, a cerca de 4kms da vila medieval.
A praia está inserida na albufeira do Alqueva, tem bandeira azul e nadador salvador. É uma das praias com mais infraestruturas e condições que poderá encontrar, tem uma zona bastante considerável de areal, posto médico, possibilita o acesso à água a pessoas com mobilidade condicionada, piscina flutuante, mesas de picnic, parque de estacionamento gratuito, um bar/restaurante onde poderá encontrar variadas ementas, WC, zona de duche e um parque infantil onde as crianças podem distrair-se um pouco.
Existem ainda diversas atividades náuticas que poderá experienciar, temos a certeza que com tanta oferta conseguirá passar um dia inteiro na praia sem se aborrecer.

Praia Fluvial Tapada Grande

Em pleno interior alentejano pode ir à praia e a uma praia de Bandeira Azul! Na Praia Fluvial da Tapada Grande poderá refrescar-se do calor típico do verão alentejano.
A praia fluvial fica situada num local magnífico, em Mina de São Domingos, junto a uma antiga mina que foi desativada, no concelho de Mértola.
É uma praia vigiada durante a época balnear, que possuí parque de estacionamento gratuito para carros e autocaravanas, é uma praia que está dotada de guarda-sóis de uso igualmente gratuito e WC. Disponibiliza canoas e gaivotas para aluguer, mesas para piquenique e instalações para fazer barbecues, parque infantil e bar/restaurante.

Se gostar e tiver oportunidade visite estas praias,ou pelo menos, algumas delas, fizemos um mini roteiro de norte a sul para que todos tivessem a oportunidade de se deslocar pelo menos a uma destas praias que são consideradas das melhores de Portugal.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.