Descubra os passos e o preço da instalação de gás na sua habitação

No momento em que compra uma habitação, a instalação de gás natural, pode ser uma tarefa mais difícil quando não se conhece ao certo os passos a seguir. Por isso, e de forma a garantir que tudo saia da melhor forma, a Eu Lisboa em parceria com a Selectra, criou este guia onde poderá consultar os trâmites e preços a ter em conta na instalação de gás natural, que podem variar de acordo com as características do imóvel. 

Passos para instalar gás natural numa habitação

Instalar gás natural numa habitação familiar, ou num edifício, pode ser um processo simples e rápido sempre que se siga um conjunto de diretrizes: 

  1. Comprovar se na zona do espaço a habitar, tem ligação à rede de distribuição de gás natural. Se tiver, bastará contactar o Operador de Rede de Distribuição (ORD), para solicitar a ligação do ramal.
  • Se não existir ligação à rede, deverá ser contactada a empresa distribuidora de gás, que lhe dará informação sobre os procedimentos a ter em conta para que ocorra a instalação. Será a ORD que irá a avaliar a possibilidade e viabilidade de execução de rede de distribuição e do ramal de ligação.
  • Após efetuada a obra, será emitir um certificado da instalação onde terá acesso também ao código universal de instalação (CUI). Este número é o que vai identificar a instalação. 

Qual o valor a pagar pela instalação do gás natural? 

Os preços poderão variar em função do local, se já tem ou não instalação. No caso de já ter ligação, terá de ser feita uma inspeção ao local, que normalmente está em torno dos 50 euros. A isto será somado o valor do respectivo ramal de ligação, que é certificado pela ERSE, com os seguintes valores: 

  • 30,60€/m do ramal ligando a casa à rede;
  • 49,50 €/m da extensão da rede (em alguns casos é preciso construir um pouco de rede para chegar à casa do cliente).

Inspeção técnica ao local de consumo

Não esquecer que ao ser instalado o gás natural, é necessário que haja uma inspeção ao local para garantir que existem todas as condições necessárias para fornecimento do gás natural. Para obter o Certificado de Inspeção de gás natural, apenas terá de pedir o serviço à EDP Comercial, por exemplo, através do número 808 535 353 ou diretamente na loja. 

Todos os valores apresentados deverão ser consultados, já que podem oscilar dependendo da natureza da instalação. Tenha presente de que deve consultar vários orçamentos.

Conteúdo produzido em parceria com a Selectra.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.