Espaço para Brincar

Neste momento, por força das circunstâncias os mais novos, assim como nós, passam o dia todo em casa, e por isso mantê-los entretidos o dia inteiro torna-se num verdadeiro desafio.
Para que a sua tarefa seja bem sucedida e para que os miúdos não se fartem tanto de estar em casa, achamos essencial que crie um espaço só para eles, onde se possam divertir e ser criativos à vontade.
Por isso, se tem algum espaço livre, quer seja uma cave, um quarto extra ou até mesmo um canto da sala de estar, porque não torná-lo no espaço de brincar dos mais novos.

Dividir esse espaço em várias zonas é essencial para que tudo fique organizado. Pode optar por criar uma área para trabalhos manuais e outra para brincadeiras mais ginastas.
É essencial que nesse espaço também existam prateleiras, armários ou caixas onde se possam guardar todos os objetos que os miúdos utilizaram para brincar. Aliás, será bastante importante incentivá-los a ser eles próprios a fazer essa arrumação, para isso é mais fácil se as caixas ou cestos tiverem etiquetas com os itens específicos que devem conter. É importante que tenha em conta que normalmente para as crianças arrumar não é algo divertido, por isso se as caixas ou cestos forem coloridos pode ajudá-las a achar mais piada a essa tarefa.

Criar uma área dedicada a atividades mais tranquilas também é bastante importante, os mais novos gostam de ter alguma privacidade para ler e escrever por exemplo.

Os detalhes do espaço de brincar são muito importantes por isso escolher tapetes, cortinados, almofadas e ilustrações para as paredes pode tornar o espaço de brincar ainda mais acolhedor.

É importante que tenha a noção que se pode criar um espaço de brincar especial em qualquer cantinho, mas que quanto maior for o espaço onde decidir criar essa zona mais liberdade terá para criar, deixe a sua imaginação falar mais alto e acredite que as crianças vão adorar essa sua imaginação.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.